Relação entre a aprendizagem da lingua materna e a aprendizagem musical
Página 1 de 1
Relação entre a aprendizagem da lingua materna e a aprendizagem musical
Eis as caracteristicas comuns entre ambas aprendizagens:
Com base nestas caracteristicas devemos moldar a sala de aula da seguinte forma:
1. Criar um ambiente não ameaçador para a criança.
2. O aluno corresponde aos níveis de expectativa do professor. É necessário dar atenção e criar expectativas em relação aos alunos para criar objectivos à evolução dos alunos. Quanta mais alta for a expectativa, maior será a evolução.
3. O processo de aprendizagem assenta na imitação do modelo (professor).
4. A sequência de aprendizagem baseia-se em:
a. – Escutar / Ouvir
b. – Imitar / Experimentar
c. – Criar / Improvisar
d. – Leitura
e. – Escrita
5. A aprendizagem gira em volta do jogo e da brincadeira. Deve-se obter estratégias criativas para atingir objectivos mais difíceis ou complexos.
6. A diversidade musical é importante.
7. Elogiar qualquer evolução registada mesmo que pequena, ajuda a motivar a criança para a repetição do sucesso.
- • Ambas são um meio de comunicação.
• Existe uma sequência de aprendizagem semelhante.
• Se todos aprendem a falar a lingua materna, também é possivel todos aprenderem música.
• Estimular e elogiar qualquer avanço insignificante, dá confiança à criança durante a aprendizagem.
• Não existe um reforço do erro, o que obriga a criança a procurar outro processo para encontrar a maneira certa.
• Quanto maiores e mais positivas forem as experiências vivadas, maior é a possibilidade de a criança adquirir competências.
• A velocidade e a complexidade da aprendizagem estão centradas na criança.
• Não existem horas para aprender, passando por um processo de aprendizagem sem grandes formalidades.
• Os momentos de avaliação inibem a criança ("Diz à tia como te chamas. Diz.").
Com base nestas caracteristicas devemos moldar a sala de aula da seguinte forma:
1. Criar um ambiente não ameaçador para a criança.
2. O aluno corresponde aos níveis de expectativa do professor. É necessário dar atenção e criar expectativas em relação aos alunos para criar objectivos à evolução dos alunos. Quanta mais alta for a expectativa, maior será a evolução.
3. O processo de aprendizagem assenta na imitação do modelo (professor).
4. A sequência de aprendizagem baseia-se em:
a. – Escutar / Ouvir
b. – Imitar / Experimentar
c. – Criar / Improvisar
d. – Leitura
e. – Escrita
5. A aprendizagem gira em volta do jogo e da brincadeira. Deve-se obter estratégias criativas para atingir objectivos mais difíceis ou complexos.
6. A diversidade musical é importante.
7. Elogiar qualquer evolução registada mesmo que pequena, ajuda a motivar a criança para a repetição do sucesso.
Tópicos semelhantes
» A importância das novas tecnologias na aprendizagem musical
» Princípios Pedagógicos para o Ensino Musical
» Princípios Pedagógicos para o Ensino Musical
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|