Conservatório d'Artes de Loures
Bem-vindo ao fórum do Conservatório d'Artes de Loures, faça login e visite a nossa plataforma de interecção digital. Se ainda não possui username e password para aceder ao nosso fórum, faça o favor de se registar e incluir num dos grupos de usuários (alunos, encarregados de educação ou docentes). Caso não pertença a nenhum destes grupos o seu acesso ao fórum será restringido nalgumas áreas.
Não serão admitidos usernames com nomes estranhos, nicks ou alcunhas que não identifiquem concretamente o usuário.
Para registar tem de aceitar os termos de utilização, preencher nome de login, password e mail de registo, depois receberá uma mensagem de activação no mail que registou, bastando clicar no link que surge na referida mensagem.

Princípios Pedagógicos para o Ensino Musical

Ir em baixo

Princípios Pedagógicos para o Ensino Musical

Mensagem  Professor Pedro Galego em Sab Fev 27, 2010 1:48 pm

É preciso ensinar música em contacto com o som, esta é condição necessária para que a música exista.
Se tal não acontecer é como termos o exemplo de uma criança que queria aprender a nadar na cama ou em frente ao espelho – é impossível. O ensino deve ser o som pelo som, pois a imersão é a chave para uma aprendizagem natural e correcta.

Novos elementos devem ser introduzidos comparando sempre com o que a criança já aprendeu anteriormente.
A ferramenta de comparação ajuda a destacar o elemento a aprender, facilitando a focagem da criança nesse mesmo elemento. Qualquer diferença nos “moldes” de apresentação (ritmo, acompanhamento, tonalidade) e a criança poderá não dar atenção ao que nós pretendemos, dessa forma é preciso reduzir o risco de falsas sensações.

O elogio como ferramenta activa nas aulas.
Se houver progresso efectivo é preciso elogiar, não banalizá-lo mas sim quando há qualquer evolução “palpável”. O elogio é uma arma poderosa que mexe com a motivação do aluno.

Aprendizagem como um processo gradativo.
Só se deve adicionar dificuldades quando existe uma base de conhecimento sólida (conhecimentos e competências anteriores bem assimilados). Torna-se bastante complicado atribuir uma peça (instrumento) a um aluno, quando existem dificuldades técnicas específicas por ultrapassar. Mas não faz muito sentido insistir nelas quando a base sensorial não está de todo consolidada.

• Devemos proporcionar uma experiência musical o mais variada possível, principalmente desde os primeiros anos de aprendizagem musical.

Atribuir um rótulo a cada sensação auditiva.
A atribuição do rótulo de cada sensação aprendida deve acontecer de forma natural, sem explicações teóricas, de maneira a que o aluno foque a sua atenção nas caracteristicas do fenómeno sonoro (exemplo da sensação de tónica), e sempre com a seguinte sequência:
Ouvir – Perceber – Experimentar
avatar
Professor Pedro Galego
Admin
Admin


http://cdartesdeloures.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum