Conservatório d'Artes de Loures
Bem-vindo ao fórum do Conservatório d'Artes de Loures, faça login e visite a nossa plataforma de interecção digital. Se ainda não possui username e password para aceder ao nosso fórum, faça o favor de se registar e incluir num dos grupos de usuários (alunos, encarregados de educação ou docentes). Caso não pertença a nenhum destes grupos o seu acesso ao fórum será restringido nalgumas áreas.
Não serão admitidos usernames com nomes estranhos, nicks ou alcunhas que não identifiquem concretamente o usuário.
Para registar tem de aceitar os termos de utilização, preencher nome de login, password e mail de registo, depois receberá uma mensagem de activação no mail que registou, bastando clicar no link que surge na referida mensagem.

Relação entre a aprendizagem da lingua materna e a aprendizagem musical

Ir em baixo

Relação entre a aprendizagem da lingua materna e a aprendizagem musical

Mensagem  Professor Pedro Galego em Sab Fev 27, 2010 10:10 am

Eis as caracteristicas comuns entre ambas aprendizagens:
    • Ambas são um meio de comunicação.
    • Existe uma sequência de aprendizagem semelhante.
    • Se todos aprendem a falar a lingua materna, também é possivel todos aprenderem música.
    • Estimular e elogiar qualquer avanço insignificante, dá confiança à criança durante a aprendizagem.
    • Não existe um reforço do erro, o que obriga a criança a procurar outro processo para encontrar a maneira certa.
    • Quanto maiores e mais positivas forem as experiências vivadas, maior é a possibilidade de a criança adquirir competências.
    • A velocidade e a complexidade da aprendizagem estão centradas na criança.
    • Não existem horas para aprender, passando por um processo de aprendizagem sem grandes formalidades.
    • Os momentos de avaliação inibem a criança ("Diz à tia como te chamas. Diz.").

Com base nestas caracteristicas devemos moldar a sala de aula da seguinte forma:


1. Criar um ambiente não ameaçador para a criança.
2. O aluno corresponde aos níveis de expectativa do professor. É necessário dar atenção e criar expectativas em relação aos alunos para criar objectivos à evolução dos alunos. Quanta mais alta for a expectativa, maior será a evolução.
3. O processo de aprendizagem assenta na imitação do modelo (professor).
4. A sequência de aprendizagem baseia-se em:
a. – Escutar / Ouvir
b. – Imitar / Experimentar
c. – Criar / Improvisar
d. – Leitura
e. – Escrita

5. A aprendizagem gira em volta do jogo e da brincadeira. Deve-se obter estratégias criativas para atingir objectivos mais difíceis ou complexos.
6. A diversidade musical é importante.
7. Elogiar qualquer evolução registada mesmo que pequena, ajuda a motivar a criança para a repetição do sucesso.
avatar
Professor Pedro Galego
Admin
Admin


http://cdartesdeloures.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum